sábado, 30 de abril de 2011

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS








PLURALIDADE CULTURAL E A VIDA DAS CRIANÇAS NO BRASIL



  • Espaço e pluralidade 




  • Tempo e pluralidade












  • Vida sociofamiliar e comunitária




















  • Pluralidade e educação





























CONSTITUIÇÃO DA PLURALIDADE CULTURAL NO BRASIL E SITUAÇÃO ATUAL







  • Continentes e terras de origem dos povos do Brasil



  • Trajetórias das etnias no Brasil





  • Situação atual









O SER HUMANO COMO AGENTE SOCIAL E PRODUTOR DE CULTURA



  • Linguagens da pluralidade, nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
  • Línguas - Dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias,expressões e acentos regionais.
  • Produção de conhecimento





PLURALIDADE CULTURAL E CIDADANIA

  • Organização política e pluralidade
  • Pluralidade e direitos
  • Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança
  • Fortalecendo a cidadania  
                                  




Conteúdos comuns a todos os blocos



• Intercâmbio de informações com crianças de diferentes lugares do País,por meio de cartas, jornais, vídeos, fitas cassete, etc


• Preparação de roteiros, levantamento e escolha de fontes diversas para entrevistas, depoimentos, observações, pesquisas, etc., e sua efetivação.

• Reprodução de instrumentos, técnicas, objetos e formas de representação de diferentes culturas para analisar e compreender suas estruturas e funcionamentos.


• Uso de textos escritos e orais e representações gráficas (narrativas,reportagens, pesquisas, objetos, fotos, ilustrações, maquetes, desenhos,etc.), tanto para busca de informações (levantamento, seleção, observação,comparação, interpretação) quanto para registro e comunicação de dados (anotação, reprodução, discussão, reinterpretação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário