sábado, 30 de abril de 2011

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Destina- se a orientar os professores na tarefa de adequar o trabalho pedagógico ao processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, ou seja uma aprendizagem significativa.

Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagens com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta — sempre é possível estabelecer alguma relação entre o que se pretende conhecer e as possibilidades de observação, reflexão e informação que o sujeito já possui.

Os critérios de avaliação são:

  • Elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino

  • Conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma

  • Conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como

  • Elemento de reflexão contínua para o professor sobre sua prática educativa

  • Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades

  • Ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho

Os critérios  definem a expectativa de aprendizagem para o final do segundo ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário